Os 5 melhores monitores PS5 de 2022


A nova geração de consoles já está aqui e sim, eu sei, há problemas de estoque. Mesmo assim, o PlayStation 5 é sem dúvida um salto sem precedentes em qualidade e poder gráfico e, portanto, precisaremos de uma TV ou monitor que nos permita tirar o máximo proveito dele.

A maioria deles está acostumado a jogar com seu console na TV, mas quando queremos um profissional precisamos pular para algo mais específico, neste caso um monitor de qualidade para PS5.

E é que esta nova geração não só promete tempos de carregamento mais curtos, temos resoluções mais altas e taxas de quadros mais altas e, portanto, nossa antiga televisão 1080p não tem utilidade para nós, precisamos de outra coisa.

É por isso que preparei este guia no qual me aprofundo nos melhores monitores, ideais para tirar o máximo proveito do PS5 e, acima de tudo, pensando no longo prazo. Estou falando de monitores que durarão uma geraçãoo mais.

Podemos começar? 🤟

🏆 Os 5 melhores monitores PS5 de 2022

Estes são sem dúvida os que mais tiram partido das virtudes da nova consola Sony, porquê? Vou explicar aqui abaixo. 👇🏼

Por que escolher um monitor em vez de uma TV?

Pode parecer a pergunta de um milhão de dólares, mas a resposta é muito simples: um monitor jogos é projetado para jogaruma televisão tem uma finalidade mais multimídia que engloba mais tarefas.

Ou seja, se você quiser assistir filmes da Netflix no seu PS5, curta suas séries favoritas e jogar de vez em quando você não precisa de um monitor específico, sem dúvida você obterá mais de um televisão.

Mas as coisas mudam se você joga videogame no console por horas ou você é competitivo em jogos como Fortnite, Apex, COD ou mesmo FIFA, por quê? (Eu me incluo) Temos necessidades diferentes, necessidades que uma televisão não pode nos fornecer, pelo menos se não quisermos gastar mais de 1.200 euros, um monitor de qualidade é fundamental.

Essas necessidades vão desde a resolução, o hertz ou o tempo de resposta do monitor, aspectos que em uma TV ficam em segundo plano e que não podemos revisar facilmente.

Quais recursos um monitor para PS5 deve ter?

Se você se identifica com essas palavras, então vou lhe mostrar quais são. características mais importantes de um monitor para jogar PS5.

Para fazer isso, analisaremos os recursos e especificações mais importantes com base nas suas necessidades como jogador.

Depois de limpá-los, você poderá escolher o melhor monitor para o seu PS5.

Resolução

A resolução é uma questão muito importante antes de comprar um monitor. PS5 suporta até 8K de acordo com suas especificações, mas a verdade é que em jogos não teremos mais de 4K, 8K é um reescalonamento que o console faz em televisores compatíveis-

Dito isso e, como veremos mais adiante, o PS5 suporta nativamente resoluções 4K e 1080p, então as telas de 1440p não fazem sentido neste console. Uma pena, pois essa resolução é um termo intermediário entre desempenho e qualidade gráfica que outros consoles, como o XBOX Series X, aproveitam.

Portanto, é aconselhável pensar em monitores 1080p 144Hz ou monitores 4K com qualidade HDR, desde que você queira investir em um monitor para seu console.

Taxa de atualização e tempo de resposta

taxa de atualização indica o número de vezes que nosso monitor atualiza ao longo de um segundo. Esta quantidade é medida em Hertz e varia em cada monitor.

Essa taxa nos fará ver a imagem suave e fluida ao jogar e, portanto, recomendamos que o monitor tenha no mínimo 60Hz para resoluções 4K e 144Hz em resoluções 1080p ou 2K.

Por outro lado, o tempo de resposta é focado naqueles monitores destinados a melhorar a experiência em videogames competitivos. Um monitor TN oferece um tempo de resposta instantâneo de cerca de 1 milissegundo, ideal para jogadores de E-Sports, pois oferece vantagem sobre outros jogadores. Claro, a qualidade da imagem é inferior aos painéis IPS.

tipo de painel

existir Três tipos de painéis recomendados para PS5: IPS, TN e VA. Cada um deles tem uma série de vantagens e desvantagens e a escolha de cada um deles dependerá das suas necessidades como jogador.

  • IPS: O painel IPS é o que oferece maior qualidade visual, com cores mais vivas e nítidas e uma experiência muito semelhante a uma televisão. Obviamente, os tempos de resposta costumam ser maiores, embora em termos de taxa de atualização não haja diferença em relação a outros monitores. Eu recomendo este tipo de tela se você quiser desfrutar de jogos tipo A e exclusivos da Sony. Demon’s Souls e Ratchet & Clank ficam ótimos neste tipo de monitor.
  • NA: Serei rápido, se você jogar Fortnite, APEX ou COD Warzone competitivamente esses monitores são a melhor opção. O tempo de resposta é mínimo, o HZ é alto e o preço é relativamente acessível.
  • VAI: Se você está procurando um híbrido entre os dois tipos de monitores ir para o VA. Este tipo de painel tem uma qualidade visual semelhante ao IPS, bem como tempos de resposta semelhantes ao TN. Além disso, o preço desses monitores é mais do que aceitável pelo que nos oferece.

Tamanho da tela

Isso é algo muito pessoal e a verdade é que não quero entrar em confusão. Eu pessoalmente prefiro monitores de 27 polegadas, mas não existe tamanho perfeito, depende do seu gosto!

conectividade

Cuidado aqui! Se você quiser jogar em 4K e 60 FPS (ou 120) você deve verificar se o seu monitor é compatível com HDMI 2.1 e também comprar um cabo compatível, o console não inclui isso!

Atualmente, a maioria dos monitores possui essa porta, mas se você tiver uma TV 4K mais antiga, é mais do que provável que não consiga jogar a mais de 30 FPS.

Deixo-vos aqui o melhor cabo 4K HDMI 2.1 para PS5 em oferta:

🔥 Monitores para PS5 em oferta

Jogue 2k no PS5: resoluções compatíveis

Discutimos que a resolução é um ponto importante ao escolher uma tela para o nosso PS5. O que você pode não saber é que O PS5 não suporta a resolução 1440p (comumente conhecida como 2k) nativamente.

Isso é uma prostituta porque se tivermos um monitor convencional de 1440p, o console redimensionará a imagem para 1080p e, embora pareça espetacular e tenha um desempenho infernal graças ao trabalho nesta resolução, estaremos desperdiçando a qualidade de imagem oferecida pelo nosso monitor.

Então qual é a solução? Evito monitores 2k para jogar pS5? A resposta é que, como tudo, depende. 👇🏼

Alguns monitores oferecem a capacidade de reduzir a resolução 4K. Graças a esta opção, a nitidez do conteúdo 4K é reduzida ao “redimensioná-lo” para 1440p, oferecendo uma qualidade superior a 1080p. Os monitores que recomendamos neste guia Eles têm essa opção.

Dito isso, se seu orçamento for mais limitado, eu recomendaria:

  1. Se você é um jogador competitivo: Um monitor 1080p que oferece altas taxas de atualização e baixo tempo de resposta. Eu recomendo 144Hz e 1ms.
  2. Se você quiser aproveitar o catálogo exclusivo do PS5: Se você quiser desfrutar de jogos exclusivos da Sony PS5, pode optar por um monitor 4K IPS ou mesmo esta TV pode ser sua.

Monitor para PS5: Modo de desempenho ou qualidade?

Depois de esclarecer a questão da resolução ideal para o PS5, é hora de falar sobre os diferentes modos de qualidade de imagem uma vez que afetam significativamente o tipo de monitor antes de comprá-lo.

Realmente é um assunto que depende do gosto, mas acima de tudo, da experiência que você prefere ter e do tipo de jogo, pois ambas as qualidades oferecem uma série de prós e contras que determinarão a experiência de jogo que teremos.

Modo de desempenho (Desempenho)

É uma maneira mais fluida ao jogar desde Oferece taxas de quadros de 60 ou mais e normalmente em 1080p, embora em alguns títulos como Spiderman Miles Morales atinja 4K (redimensionado).

Esse modo é ótimo se você deseja uma experiência mais parecida com o PC e é ótimo para jogos competitivos, pois esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Observe que alguns títulos como Rocket League ou Fortnite têm suporte a 144hz.

Modo de alta qualidade (modo de resolução)

O modo de alta qualidade nos oferece uma experiência mais cinematográfico, isso se traduz em uma imagem mais nítida com melhores texturas e efeitos, bem como partículas na tela.

A maior desvantagem deste modo é que roda a 30fps em resolução 4K e a 60 FPS em resolução 1080p (o que é insuficiente para apreciar grandes mudanças).

De qualquer forma, ter os dois modos é sensacional para todos os jogadores e nos permitirá aproveitar ao máximo nosso monitor e nosso PS5.

🤔 Dúvidas Frequentes

Como conectar um monitor ao PS5?

Você me pergunta muito, e sim, você pode conectar seu ps5 a um monitor de PC, como fazer isso? Muito simples:

  1. Por HDMI: Basta conectar o cabo HDMI do seu console ao monitor.
  2. Por porta de exibição: O PS5 não possui uma porta de exibição, mas você pode comprar um adaptador ou cabo compatível aqui.
  3. Por DVI: PS5 não tem porta DVI, mas tem adaptadores e cabos com um preço muito bom aqui.

Um laptop pode ser usado como monitor para PS5?

Infelizmente você não pode, pois o monitor do laptop é um dispositivo de entrada e não um dispositivo de saída. Você pode usar um monitor portátil, mas um laptop não é compatível com o PS5.

TV ou monitor?

Já falamos sobre esse tema acima, depende de gostos e preferências. Se você vai jogar na sala de sua casa desfrutando de videogames, sem dúvida uma televisão.

Se vai jogar no seu quarto ou vai complementá-lo com o seu PC, um monitor é a escolha mais adequada.

Por outro lado, se você é um jogador competitivo, não pense nisso, um monitor é melhor.

Um PS5 pode ser conectado via VGA, DVI ou Display Port?

Sim, usando adaptadores, veja como fazer passo a passo.

No caso de VGA você também pode fazer isso, embora acredite em mim, é um incômodo para a questão do som, é quase melhor jogar em uma televisão do que usar um monitor VGA, realmente. 😶

Minha opinião sobre os Monitores para Sony PlayStation 5

Não vou mentir para você, como especialista em monitores, tenho que lhe dizer que Não é obrigatório comprar um monitor para PS5 se você jogar apenas os exclusivos do PS5, pois esses títulos devem ser apreciados na televisão.

Dito isto, ter um monitor de qualidade nos permite desfrutar mais do nosso console PlayStation, especialmente aproveitando o modo de desempenho e obtendo uma experiência mais fluida.

Eu definitivamente prefiro jogar em um Monitor de 27 polegadas 144Hzacho que é o tamanho ideal para jogos e é praticamente a mesma experiência de jogar no PC (exceto pelas distâncias com o mouse e teclado).

Portanto, minha opinião é clara: se você joga esporadicamente pode se dar bem com uma TV, enquanto se for mais hardcore um monitor de qualidade é definitivamente uma compra obrigatória.

O que você acha, monitor ou TV? Você pode compartilhar sua experiência nos comentários, bem como fazer perguntas, responderei com prazer!